sábado, 6 de setembro de 2014

-- Lei de Moore

                                                   
A lei de Moore surgiu em 1965 através de um conceito estabelecido pelo presidente da Intel Gordon Earl Moore, que sem nem conhecer o futuro do Hardware que, o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses. Acabou que a profecia dita por ele foi realizada, ficando conhecida como "LEI DE MOORE”.

Segunda lei de Moore diz que as indústrias de semicondutores esta investindo em pesquisa e desenvolvimento para que os chips tenham um custo mais elevado, porem com maior desempenho para que se possa ter um maior lucro.

Se tem também a teoria do fim da lei de Moore, que é uma teoria de Carl Anderson (um pesquisador da IBM), onde ele diz que o fim da lei Moore esta chegando, pois os engenheiros estão desenvolvendo sistemas que exigem menos recursos do processador e os custos para pesquisas de novos processadores estão cada vez mais altos.



-- Comutação de Dados

O que é comutação?


Podemos definir comutação de uma forma geral como possibilidade de transmissão de dados/informações entre pontos ou nós pelos diversos dispositivos conectados a rede, onde dois pontos ou mais podem se interligar entre si.

Tipos de comutação:


A Comutação de circuitos (usada, por exemplo, nas redes telefónicas publicas) é dedicada, pois estabelece um” caminho físico” entre emissor e receptor, este caminho é feito da ligação de circuitos ponto-a-ponto, tornando assim uma conexão “dedicada” apenas a esta operação

A comunicação entre eles é formada por três fases características:

- Estabelecimento do circuito físico

- Transferência dos dados

- Terminação do circuito

Vantagens: 

–  Garantia de recursos; 

–  Disputa pelo acesso somente na fase de conexão; 

–  Não há processamento nos nós intermediários (menor tempo de transferência, por ser dedicada); 

–  Controle nas extremidades.

Desvantagens: 

–  Desperdício de banda durante períodos de silêncio (problema para transmissão de dados) ‏
–  Sem correção de erros 

–  Probabilidade de bloqueio (Circuitos ocupados em um instante)

Comutação de mensagens 

Não é necessário ter um circuito dedicado entre as entidades (emissor e o receptor), a informação a ser enviar não pode ser quebrada em mensagens menores, tem que ser enviado integralmente em uma única emissão. 

As mensagens podem ser armazenadas nos nós para possível reenvio. 

Vantagens: 

–  Maior aproveitamento das linhas de comunicação 

–  Uso otimizado do meio 

  Desvantagens: 

–  Aumento do tempo de transferência das mensagens

Comutação de Pacotes (usado nas redes de internet) 

Na comutação de pacotes são impostas restrições como o tamanho da unidade de dados que é limitado, ou seja, a quantidade de informação a ser enviada é quebrada em mensagens menores denominadas pacotes. Não é necessário o estabelecimento de um circuito dedicado entre as duas entidades, é Semelhante à comutação de mensagens. Pacotes pertencentes à mesma mensagem podem seguir caminhos diferentes até chegar ao seu destino. 

Vantagens: 

–  Uso otimizado do meio 

–  Ideal para dados 

–  Erros recuperados no enlace onde ocorreram 

–  Dividir uma mensagem em pacotes e transmiti-la simultaneamente reduz o atraso de transmissão total da mensagem 

Desvantagens: 

–  Sem garantias de banda, atraso e variação do atraso (jitter) - Por poder usar diferentes caminhos, atrasos podem ser diferentes o que é ruim para algumas aplicações tipo voz e vídeo 

–  Overhead de cabeçalho 

–  Disputa nó-a-nó 

–  Atrasos de enfileiramento e de processamento a cada nó.

Diferença

Protocolos de Rede 
  •  TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão)/(Protocolo de Internet) é um conjunto de protocolos utilizado pela internet para transmissão de dados. É o mais popular do mundo, não somente por sua utilização na internet, mas também por ser um padrão aberto (livre de qualquer empresa em particular).
  •  UDP (Protocolo de Datagramas do Usuário) é um protocolo que não requer uma "conexão" entre os programas dos computadores. Os dados são transmitidos em unidades chamas datagramas. É uma transmissão pouco confiável, porém rápida. É mais eficiente para sistemas que necessitam de muita velocidade com um número pequeno de pacotes, por exemplo, imagem e som.
  • FTP (Protocolo de Transferência de Arquivo) permite a transferência de arquivos entre computadores.
  •  HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto) permite a transferência de arquivos entre servidores utilizando hyperlinks (links entre documentos).
  •  HTTPS (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) funciona da mesma maneira que o HTTP, incluindo o modo seguro por meio de uma conexão criptografada, tornando mais difícil qualquer tipo de invasão.
  •  SMTP (Protocolo de Transferência de Correio Simples) encaminha mensagens de correio eletrônico. Apresenta o modo como a mensagem é trocada entre os servidores da rede TCP/IP. Não tem preocupação com o conteúdo da mensagem.
  • SSL (Segurança da Camada de Transporte) permite que os aplicativos cliente/servidor possam trocar informações em total segurança, protegendo a integridade e a veracidade do conteúdo que tráfega na internet. Tal segurança só é possível através da autenticação das partes envolvidas na troca de informações.
  •  SSH (Secure SHell) criptografa os dados trafegados entre os computadores, dificultando assim a interceptação dos mesmos, por pessoas mal-intencionadas.
  • POP3/ IMAP (Protocolo dos Correios)/(Protocolo de Acesso á Mensagem da Internet) ambos definem formas para os computadores dos usuários se conectarem aos servidores e receberem as mensagens de correio eletrônico.
  •  ICMP (Protocolo de Controle das Mensagens da Internet) recebe informações sobre falhas que tenham ocorrido na rede, além de ser utilizado para testar a conectividade entre dois nós.
  •  IPv4 (Protocolo de Internet versão 4) é a tecnologia que permite que nossos aparelhos conectem na Internet. Cada aparelho que estiver conectado, recebe um código único para enviar e receber dados de outros dispositivos conectados. Essa versão de IP, transfere endereços de protocolos de 32 bits. Sustenta aproximadamente 4*109 de IPs pelo mundo todo, o que é pouco com relação ao números de aparelhos que utilizam uma conexão, hoje em dia.
  •  IPv6 (Protocolo de Internet versão 6) é a sexta versão de protocolos da Internet. Essa versão tem a mesma função que a versão anterior (IPv4), mas suporta em torno de 3,4*1038 endereços, ou seja, essa versão conseguirá suportar o crescimento da internet por muito mais anos.
  •  DNS (Sistema de Nomes de Domínios) funciona como uma sistema de tradução de endereços IP, para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS, que você pode digitar "www.google.com.br" na barra de endereços do navegador, ao invés de digitar "187.122.121.89" , que é o número IP correspondente á página do google.




-- Decálogo

Decálogo Para a Governança e Uso da Internet no Brasil


1. Liberdade, privacidade e direitos humanos

O uso da Internet deve guiar-se pelos princípios de liberdade de expressão, de privacidade do indivíduo e de respeito aos direitos humanos, reconhecendo-os como fundamentais para a preservação de uma sociedade justa e democrática.

2. Governança democrática e colaborativa

A governança da Internet deve ser exercida de forma transparente, multilateral e democrática, com a participação dos vários setores da sociedade, preservando e estimulando o seu caráter de criação coletiva.

3. Universalidade

O acesso à Internet deve ser universal para que ela seja um meio para o desenvolvimento social e humano, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva e não discriminatória em benefício de todos.

4. Diversidade

A diversidade cultural deve ser respeitada e preservada e sua expressão deve ser estimulada, sem a imposição de crenças, costumes ou valores.

5. Inovação

A governança da Internet deve promover a contínua evolução e ampla difusão de novas tecnologias e modelos de uso e acesso.

6. Neutralidade da rede

Filtragem ou privilégios de tráfego devem respeitar apenas critérios técnicos e éticos, não sendo admissíveis motivos políticos, comerciais, religiosos, culturais, ou qualquer outra forma de discriminação ou favorecimento.

7. Inimputabilidade da rede

O combate a ilícitos na rede deve atingir os responsáveis finais e não os meios de acesso e transporte, sempre preservando os princípios maiores de defesa da liberdade, da privacidade e do respeito aos direitos humanos.

8. Funcionalidade, segurança e estabilidade

A estabilidade, a segurança e a funcionalidade globais da rede devem ser preservadas de forma ativa através de medidas técnicas compatíveis com os padrões internacionais e estímulo ao uso das boas práticas.

9. Padronização e interoperabilidade

A Internet deve basear-se em padrões abertos que permitam a interoperabilidade e a participação de todos em seu desenvolvimento.

10. Ambiente legal e regulatório

O ambiente legal e regulatório deve preservar a dinâmica da Internet como espaço de colaboração.



-- Tendências da Internet

Tecnologias Lineares e Exponenciais 

Pode-se dizer que o comercio eletrônico já foi uma tendência. Ate 1900 vivíamos em uma “Era Linear”, ou seja, onde tudo crescia devagar, depois veio a “Era Exponencial”, ou seja, novas tecnologias exponenciais são tecnologias que crescem muito rápido em pouco tempo. 

-Exemplo tec. Linear: Kodak acabou falindo. 

-Exemplo Tec. Exponencial: Instagram, crescimento rápido e em pouco tempo. 

Os 3D's das tendências 
Desmaterialização

Com a evolução da tecnologia nesses últimos tempos algumas empresas e produtos acabaram perdendo seu valor e seu conhecimento no mercado, causando assim seu desaparecimento, ou a chamada desmaterialização, como por exemplo: 

Hoje em dia não se vê mais aquela famosa "câmera digital" que fazia sucesso há alguns anos atrás, mas que você não via a foto na mesma hora.
                                              



Desmonetização 

Em poucas palavras pode-se dizer que é quando o dinheiro esta sumindo, ou seja, quando uma empresa para de lucrar no momento em que a tecnologia oferece o mesmo produto só que em menor custo, como, por exemplo:

-Operadoras de celulares que ganham muito dinheiro com pacotes de mensagens e com envios de imagem via sms, os famosos torpedos.

                              
Com o surgimento do WhatsApp as operadoras começaram a perder o lucro que estavam tendo com os pacotes de torpedos, pois este é um aplicativo onde se pode trocar mensagens, fotos, voz e vídeo gratuitamente, assim as operadoras de celulares deixaram de ganhar muito dinheiro com pacotes de mensagens

                                   
Democratização

Antigamente poucos possuíam ou podiam desfrutar da tecnologia, era considerado um artigo de luxo, porem hoje em dia não é mais assim, basta você ter internet e um computador ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico como, tablet ou celular conectado a internet para se obter qualquer tipo de informação ou serviço. 




-- Marco Civil na Internet

                            
Após meses de intensas negociações, a Câmara dos Deputados aprovou, por votação simbólica a criação do Marco Civil na Internet, que ocorreu no Brasil nos dias 23 e 24 de abril de 2014 em são Paulo.

Uma conferência Net mundial onde a presidente Dilma Rousseff com representantes de 80 países, tiveram uma discussão com o objetivo de decidir o futuro da governança de rede. A discussão tinha o objetivo de falar sobre dois aspectos, segurança e privacidade dos usuários na rede, saiba mais assistindo ao vídeo do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=JU_PrIS08Q0